sábado, 12 de janeiro de 2008

Grandes momentos....


O chá!

Chega o frio do Inverno e parece que não há maneira de aquecer os pés, de aquecer as mãos, até que abro aquela gaveta especial ou o armário e lá estão elas, as pequenitas saquinhas de chá, aquelas ervas tão cheirosas, e parece que tudo o que estava antes mal, está prestes a melhorar. Há quem diga que a juda a relaxar, a acordar, e até a pensar melhor. A mim aquece-me os pés, o que já é bom para começar:)

Here's to everyone that has shared a cup with me...


A história do chá começou com um conto chinês datado de 2.737 a.C.. De acordo com a lenda, o imperador Shen Nung estava a descansar debaixo de uma árvore, quando algumas folhas caíram na vasilha de água quente, exalando um aroma que atraiu o imperador. Nung tratou de provar o líquido e adorou, nascendo assim, o chá.
Se a história é verdadeira, não se pode saber, porém, ela dá um tom romântico à origem da bebida consumida mundialmente. O primeiro registro escrito sobre o chá foi feito no século II a.C. O tratado de Lu Yu, escrito durante a dinastia Tang, da China, deu ao país o papel de responsável pela introdução do chá no mundo.
O chá expandiu-se assim mundialmente, chegando ao Japão no início do século XII, introduzindo por monges que trouxeram da China algumas sementes. A evolução do consumo nesses dois países foi rápida, atingindo os meios artísticos, poéticos, filosóficos e religiosos. No Japão, por exemplo, o chá é protagonista de um cerimonial complexo e de grande significado artístico e cultural, conhecido como Chado.
Continuando com a expansão, a bebida chegou ao continente europeu no início do século XVII, devido ao comércio entre a Europa e o Oriente. O consumo do chá difundiu-se rapidamente na Inglaterra, tornando-se uma bebida muito popular. Esta popularidade estendeu-se aos países com forte influência inglesa, primeiramente nos Estados Unidos e depois, na Austrália e Canadá. Hoje, o chá é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo.


3 comentários:

Igor disse...

A mim o chá ajuda-me a pensar melhor, a relaxar e, antes de ir para a cama, a adormecer... hmmm Como a minha mãe diz, "sou um chazeiro" lol!

PS: Obrigado pelo link ali ao lado, foi retribuído no meu blog juntamente com uma descrição :P

Filipa Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipa Gonçalves disse...

é, é, parceira... chama-lhe chá... :P eu é que sei o que andas aí a "botar pó corpo"!!!
Beijão gigaunte**
m'agradas molt meva petita