sexta-feira, 14 de março de 2008

Loucura


Eu sei que tenho problemas, toda a gente tem problemas, todos nós andamos sempre com um peso às costas, "cada qual com a sua cruz", já dizia a minha avó! Contudo, eu creio concentrar em mim diversas e variadas "loucuras", ou pelo menos, como eu gosto de lhes chamar, pequenas paranóias ou "pancas" se formos mais informais. Não, não penso estar já naquele estado avançado de puro delírio e em estado de perigo para mim mesma ou para os outros, mas sinto que estou naquele estado em que aprecio a minha própria loucura, em que dou valor às minhas pancas, em que me sinto uma pessoa mais feliz por poder cultivá-las sem pensar no que outros poderãopensar. Sou meia maluca e gosto de ser maluca! Vêem, até me soube bem escrevê-lo, e admito, disse-o em voz alta!

Claro que isto lá no 124 ou no seio de amizades tão, tão... particulares como as minhas queridas amigas e familiares e namorado, não são nada, mas ainda assim, é bom pder partilhar tal confidencialidade na webbb! Adoro cantar, ainda que pareça uma cana rachada quando o faço, ou seja, gosto de gritar e fingir que canto ópera! Adoro dançar no carro e chateá-lo quando o faço. Adoro fazer caretas ao espelho. E muitas outras que ainda não sinto à vontade para partilhar... Por isso, há já uns dias que ando a matutar num vício meu. Normalmente gosto de pegar em livros e abri-los ao acaso para ver se gosto de alguma passagem que depois possa adicionar ao meu livrito, o qual penso um dia poder gravar num quadro. Mas até lá, confesso que me rendi às tecnologias, e costumo apontar no meu tmv, visto que quando vou a sítos com livros, gosto de ir sem carteira para não me sentir tentada. Sim, sim, já sei que também não ia ter muito para gastar, mas ainda assim, gosto de ter algum para lanchar!

Portanto, esta é a citação que me anda a moer o juízo há já alguns dias:


"Para tornar a realidade suportável, tods temos de cultivar em nós pequenas loucuras." por Marcel Proust. Ora, para quem gosta de citações, podem visitar ali


Mas para quem gosta ainda mais do tema da loucura, aqui ficam algumas noções deste "estado" ou "condição", pode ser que alguns se revejam nelas!


"A loucura ou insânia é tradicionalmente um certo comportamento que adentra uma zona de perigo, uma região em que o indivíduo arrisca a si mesmo e aos outros. Esta "região" está geralmente ligada a tabus sociais, como o da autoridade paterna, por exemplo. (...) Segundo a psicologia é uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados "anormais" pela sociedade. É resultado de doença mental, quando não é classificada como a própria doença. A verdadeira constatação da insanidade mental de um indivíduo só pode ser feita por especialistas em psicopatologia." in wikipedia (bem, ainda bem que tenho várias amigas nessa área...se bem que, lembram-se daquilo das amizades particulares?hehehehe crazyyyyy)


"A Inquisição reconhecia a loucura como uma doença que afetava diretamente os “miolos”, os inquisidores não afirmavam que se tratava exclusivamente de heresia. Este parecer não diferia muito do conceito popular com respeito aos doidos, nem tão pouco dos médicos que nesta época praticamente desconheciam doenças mentais."


"Observamos, desta forma, que os autores da década de 1830 e 1840 possuíam uma definição de loucura muito semelhante à de Pinel, que postulou que na loucura a razão havia perdido seu rumo." in here
E então, did you lose your mind around here?:)

3 comentários:

Unknown disse...

Há um provérbio popular que dizer qq coisa do género: "de génios e loucos todos temos um pouco". E é mm assim, todos temos a nossa panquinha, e nalguns casos só há q ter orgulho nelas(acho que o teu ainda é de considerar..:P) ihih!

Loucura é um estado de graça :P enjoy it! :) *

Unknown disse...

*q diz (enganei-me!)

:P *

Filipa Gonçalves disse...

Não obstante, e dando seguimento ao comentário da minha afilhada, loucos sempre vi bastantes, já génios... =P